RETOMADA DAS AULAS 2021
ETE HELBER VIGNOLI MUNIZ
Caros alunos e responsáveis,
Retomamos hoje nossas atividades letivas. Inicialmente com atividades exclusivamente remotas através das “Trilhas de aprendizagem”.
Esta primeira Trilha tem duração de dois meses e é uma revisão
dos conteúdos abordados em 2020 para realização da avaliação diagnóstica.
Sendo assim, os alunos devem continuar acompanhando as
orientações referentes às suas séries/etapas de 2020.
Acompanhem as trilhas, acessem o Google Classroon e os canais
de comunicação da escola e tirem suas dúvidas.
Mas não deixem de participar!!!!
O calendário de aulas síncronas estará disponível aqui.
Calendário de aulas síncronas INTEGRADO
Calendário de aulas síncronas SUBSEQUENTE
Bom retorno a todos!
Equipe
Gestora
Equipe
Pedagógica
ETE
Helber Vignoli Muniz
--------------------------------------------
INTEGRADO - 2020/2021
EDIFICAÇÕES: 1º/2º ANO ..... 2º/3º ANO ..... 3º ANO
ELETROMECÂNICA: 1º/2º ANO ..... 3º ANO
HOSPEDAGEM: 1º/2º ANO ..... 2º/3º ANO ..... 3º ANO
MEIO AMBIENTE: 1º/2º ANO ..... 2º/3º ANO ..... 3º ANO
--------------------------------------------------------------------------
SUBSEQUENTE - 2020/2021
EDIFICAÇÕES: 1º/2º ANO ..... 2º/3º ANO ..... 3º ANO
MEIO AMBIENTE: 1º/2º ANO ..... 2º/3º ANO ..... 3º ANO
SEGURANÇA DO TRABALHO: 1º/2º ANO
----------------------------------------------------------------------------
CARTA DE ESCLARECIMENTO À COMUNIDADE
ESCOLAR
Nós, membros da equipe técnica-administrativa-pedagógica da ETE Helder Vignoli Muniz, queremos esclarecer a todos de nossa comunidade escolar sobre os procedimentos adotados por nossa escola diante desse período de isolamento social e de combate à pandemia do Covid-19. Apresentaremos as orientações que recebemos de nossa diretoria central até a presente data (FAETEC-RIO), como organizamos as atividades on-line e como é feito o acompanhamento pelos professores.
Em conformidade com a Deliberação CEE nº 376 de 23 de março de 2020 –
iniciamos o desenvolvimento de atividades escolares não presenciais em
06/04/2020. Para este trabalho foram disponibilizados um blog FAETECEAD (https://faetecead.blogspot.com/) e uma plataforma FAETEC.CECIERJ (https://faetec.cecierj.edu.br/ava/login/index.php).
Na plataforma CECIERJ os alunos foram
cadastrados e podem acessar as atividades (trilhas de aprendizagem) organizadas
por seus professores.
No Blog FAETECEAD, o acesso é
aberto. Todos podem acessar o link das “Trilhas de aprendizagem”, inclusive os
responsáveis que queiram acompanhar. As atividades são identificadas pelo número da turma ou ano de
escolaridade e com uma previsão de tempo para serem realizadas em um mês, porém
podem ser cumpridas conforme a possibilidade e a organização de cada aluno. Uma
vez apresentadas na plataforma ou no blog, estarão disponíveis para serem
acessadas a qualquer momento.
As atividades (trilhas de aprendizagem)
indicam as informações necessárias para uma efetiva comunicação entre o
professor e os seus alunos: nome do professor responsável, os meios de contato
para troca de informações e de acompanhamento (e-mail, whatsapp, fórum, etc.).
Os alunos do subsequente devem acessar
as “Trilhas de Aprendizagem” e entrar em contato com seus professores pelos
espaços definidos por cada turma/curso.
As participações dos alunos serão
acompanhadas por seus professores e poderão ser aproveitadas como parte de suas
avaliações, mas somente no retorno às aulas presenciais, sem prejuízo daqueles
que não tiveram a possibilidade de acesso às aulas on-line.
A seguir, algumas informações
importantes:
· Não haverá fechamento de trimestre
neste período.
· Os professores foram orientados a
apresentar os conteúdos de maneira diversificada (textos, vídeos, slides,
filmes, música, etc.) e a estimular a utilização de fóruns, chats, chamadas de
vídeo ou quaisquer outros recursos que facilitem a interação professor/aluno.
· Não existe um novo calendário letivo
referente ao ano de 2020. Certamente, o calendário escolar será reorganizado,
mas ainda não existe orientações para que isso ocorra.
· Não existe uma previsão de retorno às
aulas presenciais.
· De acordo com os pareceres do CEE e CNE
CP nº05/2020 (homologado parcialmente) as atividades não presenciais
serão computadas para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em
razão da Pandemia da COVID-19. Para tanto, todo esse processo deve
estar devidamente registrado para que seja possível a elaboração de um
relatório do que foi desenvolvido neste período (atividades, percentual de
participação dos alunos, etc.) que será encaminhado à inspeção escolar para
conversão em carga horária letiva. Os critérios para esta conversão ainda serão
definidos.
· É muito importante que os alunos
mantenham contato com os professores, preferencialmente pela Plataforma (no
caso do Ensino Médio Integrado) e relatem suas dificuldades para que sejam
sanadas.
· Para os alunos que não tiveram acesso
às trilhas de aprendizagem terão os conteúdos repostos ao retorno das
presencias, porém ainda não temos regulamentação clara sobre este processo.
· Alunos com progressão parcial
(dependência) poderão acessar as atividades das turmas/disciplinas da etapa
anterior para revisão de conteúdos e cumprimento de tarefas. Ao entrar no ambiente
de estudos, devem sinalizar ao professor que é um aluno que cumpre estudos de
dependência. Ao retorno das aulas, os critérios da dependência serão definidos
juntamente com os professores.
· Alunos que necessitam de atendimento
educacional especial devem entrar em contato com a escola para que possam ser
atendidos de acordo com as suas necessidades.
Por fim, o principal objetivo de todo
isto é manter uma rotina de estudo, estimular a aprendizagem e manter um
vínculo dos alunos com a sua escola, com a sua turma/curso e com seus
professores para darmos continuidade a este processo ao retorno e minimizarmos
o prejuízo educacional causado pelo distanciamento social. Sendo assim, é de
suma importância o empenho de todos neste processo, fazendo-o produtivo e
benéfico, reconhecendo as adversidades e buscando formas, dentro da realidade
de cada um, de superá-las.