ETEHVM

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RETOMADA DAS AULAS 2021

ETE HELBER VIGNOLI MUNIZ

Caros alunos e responsáveis,

 Retomamos hoje nossas atividades letivas. Inicialmente com atividades exclusivamente remotas através das “Trilhas de aprendizagem”.

Esta primeira Trilha tem duração de dois meses e é uma revisão dos conteúdos abordados em 2020 para realização da avaliação diagnóstica.

Sendo assim, os alunos devem continuar acompanhando as orientações referentes às suas séries/etapas de 2020.

Acompanhem as trilhas, acessem o Google Classroon e os canais de comunicação da escola e tirem suas dúvidas.

Mas não deixem de participar!!!!

O calendário de aulas síncronas estará disponível aqui.

Calendário de aulas síncronas INTEGRADO

Calendário de aulas síncronas SUBSEQUENTE

Bom retorno a todos!

 

Equipe Gestora

Equipe Pedagógica

ETE Helber Vignoli Muniz


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INTEGRADO - 2020/2021

 EDIFICAÇÕES: 1º/2º ANO ..... 2º/3º ANO ..... 3º ANO

 ELETROMECÂNICA: 1º/2º ANO ..... 3º ANO

 HOSPEDAGEM: 1º/2º ANO ..... 2º/3º ANO ..... 3º ANO

 MEIO AMBIENTE: 1º/2º ANO ..... 2º/3º ANO ..... 3º ANO

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 SUBSEQUENTE - 2020/2021

 EDIFICAÇÕES: 1º/2º ANO ..... 2º/3º ANO ..... 3º ANO

 MEIO AMBIENTE: 1º/2º ANO ..... 2º/3º ANO ..... 3º ANO

 SEGURANÇA DO TRABALHO: 1º/2º ANO

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CARTA DE ESCLARECIMENTO À COMUNIDADE ESCOLAR

            Nós, membros da equipe técnica-administrativa-pedagógica da ETE Helder Vignoli Muniz, queremos esclarecer a todos de nossa comunidade escolar sobre os procedimentos adotados por nossa escola diante desse período de isolamento social e de combate à pandemia do Covid-19. Apresentaremos as orientações que recebemos de nossa diretoria central até a presente data (FAETEC-RIO), como organizamos as atividades on-line e como é feito o acompanhamento pelos professores.

            Em conformidade com a Deliberação CEE nº 376 de 23 de março de 2020 – iniciamos o desenvolvimento de atividades escolares não presenciais em 06/04/2020. Para este trabalho foram disponibilizados um blog  FAETECEAD (https://faetecead.blogspot.com/) e uma plataforma FAETEC.CECIERJ (https://faetec.cecierj.edu.br/ava/login/index.php).

Na plataforma CECIERJ os alunos foram cadastrados e podem acessar as atividades (trilhas de aprendizagem) organizadas por seus professores.  

No Blog FAETECEAD, o acesso é aberto. Todos podem acessar o link das “Trilhas de aprendizagem”, inclusive os responsáveis que queiram acompanhar. As atividades são identificadas pelo número da turma ou ano de escolaridade e com uma previsão de tempo para serem realizadas em um mês, porém podem ser cumpridas conforme a possibilidade e a organização de cada aluno. Uma vez apresentadas na plataforma ou no blog, estarão disponíveis para serem acessadas a qualquer momento.

As atividades (trilhas de aprendizagem) indicam as informações necessárias para uma efetiva comunicação entre o professor e os seus alunos: nome do professor responsável, os meios de contato para troca de informações e de acompanhamento (e-mail, whatsapp, fórum, etc.).

Os alunos do subsequente devem acessar as “Trilhas de Aprendizagem” e entrar em contato com seus professores pelos espaços definidos por cada turma/curso.

As participações dos alunos serão acompanhadas por seus professores e poderão ser aproveitadas como parte de suas avaliações, mas somente no retorno às aulas presenciais, sem prejuízo daqueles que não tiveram a possibilidade de acesso às aulas on-line.

A seguir, algumas informações importantes:

·         Não haverá fechamento de trimestre neste período.

·         Os professores foram orientados a apresentar os conteúdos de maneira diversificada (textos, vídeos, slides, filmes, música, etc.) e a estimular a utilização de fóruns, chats, chamadas de vídeo ou quaisquer outros recursos que facilitem a interação professor/aluno.

·         Não existe um novo calendário letivo referente ao ano de 2020. Certamente, o calendário escolar será reorganizado, mas ainda não existe orientações para que isso ocorra.

·         Não existe uma previsão de retorno às aulas presenciais.

·         De acordo com os pareceres do CEE e CNE CP nº05/2020 (homologado parcialmente) as atividades não presenciais serão computadas para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Para tanto, todo esse processo deve estar devidamente registrado para que seja possível a elaboração de um relatório do que foi desenvolvido neste período (atividades, percentual de participação dos alunos, etc.) que será encaminhado à inspeção escolar para conversão em carga horária letiva. Os critérios para esta conversão ainda serão definidos.

·         É muito importante que os alunos mantenham contato com os professores, preferencialmente pela Plataforma (no caso do Ensino Médio Integrado) e relatem suas dificuldades para que sejam sanadas.

·         Para os alunos que não tiveram acesso às trilhas de aprendizagem terão os conteúdos repostos ao retorno das presencias, porém ainda não temos regulamentação clara sobre este processo.

·         Alunos com progressão parcial (dependência) poderão acessar as atividades das turmas/disciplinas da etapa anterior para revisão de conteúdos e cumprimento de tarefas. Ao entrar no ambiente de estudos, devem sinalizar ao professor que é um aluno que cumpre estudos de dependência. Ao retorno das aulas, os critérios da dependência serão definidos juntamente com os professores.

·         Alunos que necessitam de atendimento educacional especial devem entrar em contato com a escola para que possam ser atendidos de acordo com as suas necessidades.

Por fim, o principal objetivo de todo isto é manter uma rotina de estudo, estimular a aprendizagem e manter um vínculo dos alunos com a sua escola, com a sua turma/curso e com seus professores para darmos continuidade a este processo ao retorno e minimizarmos o prejuízo educacional causado pelo distanciamento social. Sendo assim, é de suma importância o empenho de todos neste processo, fazendo-o produtivo e benéfico, reconhecendo as adversidades e buscando formas, dentro da realidade de cada um, de superá-las.