Dúvidas

1. Terei aula presencial a partir de fevereiro de 2021?

A rede FAETEC retomou remotamente suas atividades no dia 22 de fevereiro, com uma proposta virtual aprimorada ao modelo oferecido no ano passado. O retorno presencial somente será efetivado considerando aspectos técnicos e sanitários que possibilitem a volta sem riscos à saúde da comunidade escolar.


2. Qual será uma das primeiras atividades no retorno das aulas presenciais?

A avaliação diagnóstica - Atividade em que o aluno será avaliado individualmente em cada componente curricular, de modo a possibilitar ao professor identificar possíveis defasagens de aprendizagens, a fim de replanejar o trabalho pedagógico, traçando estratégias para atingir os objetivos e suprir eventuais necessidades identificadas.  


3. Poderei ser aprovado ou reprovado no ano de 2020?

  • Para alunos Ensino Fundamental - Anos Iniciais: 2º,3º,4º
  • Ensino Fundamental - Anos finais: 6º,7º,8º
  • Ensino Médio: 1º,2º
  • Subsequente e Concomitância Externa: 1º,2º

Para o cumprimento dos objetivos de aprendizagem e a integralização da carga horária mínima do ano letivo afetado pela pandemia poder ser efetivada no ano subsequente, a Rede FAETEC adotará um continuum curricular de 2 (duas) séries ou anos escolares contínuos, isto é, o reordenamento curricular do que restar do ano letivo de 2020, identificado pela avaliação diagnóstica, e o do ano letivo seguinte pode ser reprogramado, para cumprir, de modo contínuo, os objetivos de aprendizagem por meio do ensino híbrido. Vale destacar que por ensino híbrido entende-se uma estratégia metodológica que une o ensino presencial a propostas de ensino remoto, integrando estratégias pedagógicas mediadas por tecnologias. 
Nesse sentido, teremos um período de integralização dos conteúdos sendo esse:

  • Ensino Fundamental - até dezembro de 2021.
  • Educação Profissional Técnica de Nível Médio - Ensino Médio Integrado
  • Disciplinas da Formação Geral - até dezembro de 2021
  • Disciplinas da Área Técnica -  até o final do primeiro semestre, relativo ao previsto para 2020 e até o final de dezembro, relativo ao previsto para 2021.
  • Educação Profissional Técnica de Nível Médio - Concomitância Externa e Subsequente - até o final do primeiro semestre de 2021.

Para os estudantes que se encontram nos anos finais do Ensino Fundamental (9º ano),  Ensino Médio Integrado (3ª série) e período final do curso subsequente/concomitante externo (3º período), a conclusão está condicionada ao encerramento das atividades pedagógicas, prevista para finalizar, em 10 semanas a partir do início das atividades presenciais em 2021.


4. Estou matriculado no terceiro ano do Ensino Médio Integrado e fui aprovado em vestibular ou concurso que tenha como pré-requisito a conclusão do Ensino Médio,  como devo proceder?

Especificamente para os alunos matriculados no Ensino Médio Integrado, ressaltamos o previsto no Parecer CEE n°38/2020, em que permite a reorganização da educação profissional técnica de nível médio oferecida de maneira Integrada, possibilitando a separação dos processos de conclusão, certificação do Ensino Médio e da Educação Profissional Técnica de nível médio. Nesse sentido, orientamos aos alunos que necessitem da certificação do Ensino Médio de forma imediata, façam a solicitação direto a Unidade Escolar, anexando a comprovação  da aprovação e convocação no vestibular ou concurso.


5. Não tive acesso remoto, mas busquei o material impresso na escola. Vou sofrer algum prejuízo?

Não. O material impresso era substitutivo às atividades realizadas de forma virtual, destinado àqueles alunos que tiveram dificuldades no acesso.


6. Se no ano 2021 retornarem as aulas presenciais, voltará todas as turmas ao mesmo tempo?

Após considerar os aspectos técnicos e sanitários que possibilitem a volta sem riscos à saúde da comunidade escolar, a prioridade de retorno será das turmas que se encontram em processo de conclusão de curso.


7. Ingressei na FAETEC na reclassificação que ocorreu em outubro. Como ficará minha situação? 

Você é aluno da Rede. Logo, poderá seguir a proposta descrita na questão 3.


8. Quais são os procedimentos para solicitação de troca de curso?

Se o curso que você tem interesse é ofertado pela unidade de ensino em que você se encontra matriculado, pode solicitar na secretaria da sua Unidade de Ensino. Caso contrário, deverá encaminhar um e-mail para: Protocolo Central <procen@faetec.rj.gov.br> encaminhando a solicitação, devidamente justificada, juntamente com cópia do comprovante de residência e cópia da carteira de identidade.


9. Como poderei realizar a renovação da minha matrícula?

A renovação de sua matrícula ocorrerá de forma automática. Logo, se você já é aluno da Rede sua vaga para 2021 está garantida!


10. Como serão os estudos no próximo ano (2021)? Teremos o Ensino Híbrido? Como funciona?

Sim. As Unidades da rede FAETEC terão como estratégia pedagógica o ensino híbrido, para atuação no ano 2021.
Mas não se preocupe! Você será orientado pela sua unidade de Ensino sobre como ocorrerá o funcionamento das atividades.


11. Não pude acessar todos os conteúdos das Trilhas, no Blog FAETEC. A página sairá do ar?

Não. O blog FAETEC continuará aberto para acesso. Você poderá acessar um conteúdo novo ou rever um conteúdo que teve dúvidas a qualquer momento.
Já para a realização e entrega de atividades, você deverá verificar junto à sua unidade de ensino se ainda é possível de ser encaminhada.


ATENÇÃO!
Mantenha contato constante com sua Unidade de Ensino, executando todas as atividades propostas, tirando suas dúvidas e buscando orientações.