CPTI Petrópolis

CPTI Petrópolis

CPTI Petrópolis

Centro de Educação Profissional em Tecnologia da Informação

Prezado(a) aluno(a),

Por meio das palavras de Paulo Freire, mesmo tendo sido escritas há décadas, ouso convidá-los a refletir sobre o papel da educação e dos educadores neste período em que estamos (sobre)vivendo.

A partir desta data haverá uma mudança na postura da escola que precisou em questão de dias se reinventar e de sua equipe pedagógica e professores que passaram a desenvolver funções talvez antes nunca imaginadas. Neste momento delicado e atípico, as escolas desenvolveram uma rotina de estudos focada no bem-estar físico e emocional dos alunos e das famílias; pois além de incentivar que estes permaneçam em casa para sua segurança, oferecem diferentes atividades produtivas e atraentes para que mantenham a rotina de estudos durante esse período.

As escolas e os professores têm errado? Sim, mas sempre buscando por meio de alguns equívocos cometidos, acertar. Sempre em busca da excelência para manter o ritmo de aprendizagem de seus alunos e garantir que o processo de aprendizagem seja efetivo e produtivo.

Acredito que a palavra de ordem seja “Reinvenção”.

Estas inovações serão implementadas numa nova proposta dentro e fora da sala de aula.

Toda esta tecnologia que há muito vinha distanciando as pessoas, agora, mais do que nunca, tem aproximado e facilitado os processos, pois conta com um “ingrediente” a mais nesta receita que é o ato de educar.

O mais interessante de todo este processo é que a partir desta experiência, dar aulas será algo diferente e estas inovações que se tornaram rotina e necessárias para nossos professores, serão implementadas numa nova proposta, afinal, como afirma Mario Sergio Cortella: “A motivação é uma porta que se abre por dentro”. 

Encerro com uma frase do livro extraído do filme Alice no país das maravilhas: “Só podemos alcançar o impossível, se acreditarmos que é possível.”

Atenciosamente

A coordenação
CPTI-Petrópolis

Qualquer orientação ou dúvida: leandrarodriguesead@gmail.com  

Curso Técnico de Nível Médio em Informática Concomitante Externo e Subsequente 

Última atualização: 06/05/21


Ano 2021- Trilhas de aprendizagem - Disponível a partir de 02/03/21

Período letivo 2021/1, clique no link referente à sua etapa → 

1ª ETAPA... 

2ª ETAPA... 

3ª ETAPA...


Atenção aluno: Coloque as suas atividades em dia, seguindo as trilhas e entregando todas as atividades que ainda não fez. Estamos disponíveis através dos nossos grupos de whatsapp, e-mail e também dos encontros ao vivo nas salas de aulas do classroom, não deixe de cumprir esse plano de estudos.


Atenção: semana de 26/04/21 a 30/04/21

Esta semana  será de fechamento e entrega de todas as atividades e exercícios do 1º bimestre. Lembrando que a devolutiva dos exercícios e atividades serão contabilizadas como carga horária da trilha e complementação da avaliação neste ensino remoto.

Aproveite esse mês de abril e coloque as suas atividades em dia, seguindo as trilhas e entregando todas as atividades que ainda não fez. Estamos disponíveis através dos nossos grupos de whatsapp, e-mail e também dos encontros ao vivo nas salas de aulas do classroom, não deixe de cumprir esse plano de estudos.

Após esta semana estaremos realizando o nosso Conselho de Classe para dar seguimento ao semestre, e fazendo os lançamentos de aproveitamento no bimestre (de acordo com a entrega ou não destas atividades propostas na trilha).

Em 08 de abril atualizamos as trilhas referentes ao primeiro bimestre acrescentando a 8ª e 9ª semanas a todas as disciplinas. 


TRILHA DE APRENDIZAGEM - F5

Curso Técnico de Nível Médio em Informática Concomitante Externo e Subsequente

As Trilhas de Aprendizagem encontram-se disponíveis desde 07/04/2020

Trilha de Aprendizagem F5 para os meses de Novembro e Dezembro. Disponíveis a partir de 04/11/2020. Bons estudos! Clique no link do curso para visualizar → 


Trilha F5 referente aos meses de Setembro e Outubro 
clique no link do curso para visualizar  →  Ensino Técnico em Informática (todas as etapas)


Trilhas de aprendizagem referentes aos meses de Abril até Julho, clique no link referente à sua etapa → 2ª ETAPA... 3ª ETAPA...